Eu sei que está doendo. Se você chegou até aqui, é porque o seu relacionamento acabou e você não sabe como superar essa dor. Neste texto, eu te explico o que significa, psicologicamente, esse evento tão traumático e doloroso, bem como o que você pode fazer para sair desse sofrimento.
A dor
Esta dor que você está sentindo é a dor do luto. Para nossa mente, o relacionamento morreu e, neste sentido, é digerido com as fases do luto que passamos quando falece alguém muito querido. É por isso que dói tanto: algo que era tão especial, hoje não existe mais.
Passamos por diferentes fases do luto e em diferentes períodos, pois cada um experiencia sua dor de uma forma. Mas, ainda sim, é possível identificar alguns estágios padrões que praticamente todos nós passamos. São eles: a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação.
A Negação
Neste primeiro estágio, você tenta negar, de diferentes formas, o término do relacionamento. Não consegue aceitar que isso aconteceu e vive dia após dia negando o acontecido.
Muitas vezes, tenta agir como se nada tivesse acontecido, como manter a mensagem de “bom dia”, ligar para saber como está, enviar memes na DM do Instagram ou até mesmo tentar marcar um encontro. Já aconteceu com você?
Pois é! Essa é a fase da negação.
A Raiva
Este estágio pode vir junto ou após a negação. É quando você se lembra de todas as coisas ruins do relacionamento e acaba ficando com raiva da pessoa que você se relacionava. Você traz à sua mente toda frustração que viveu para ficar mais fácil de digerir esse término.
Aqui, pode surgir a vontade de falar mal do(a) ex para seus amigos, fazer stories no Instagram com indiretas, postar fotos suas para provocar ciúmes ou até mesmo sair com outras pessoas como forma de vingança.
A Barganha
Quando a negação e a raiva dão uma trégua, a barganha começa a aparecer. O que isso significa? Você tenta negociar, ou seja, barganhar, a volta do relacionamento. É o momento que você sente vontade de prometer coisas, tentar salvar a todo custo, faz declarações de amor e implora para voltarem.
A Depressão
Quando você percebe que nada adiantou, a tristeza vem muito forte. E, mais do que tristeza, você deprime, pois nada parece ter mais sentido. Você vai perdendo o interesse por tudo, inclusive por sua vida, seus projetos e seus sonhos, tornando-se uma pessoa mais depressiva.
Isso não dignifica que você tem depressão, tá? Significa que é um momento com sintomas depressivos. E, aqui, você precisa construir seu amor-próprio e sua autoestima, pois muitas pessoas ficam paradas nessa fase por muito tempo e não sabem como sair dela.
A Aceitação
Essa é a fase que todo mundo quer chegar, mas poucos conseguem, pois estavam tão dependentes emocionais no relacionamento que não conseguem se enxergar com amor-próprio e autoestima suficientes para seguirem adiante.
As pessoas saem dos seus relacionamentos totalmente dependentes do outro e sentem-se vazias, sem perspectiva de futuro e com baixa autoestima, dificultando muito alcançar a aceitação.
Para realmente alcançar a aceitação, construir amor-próprio, elevar a autoestima e viver sem dependência emocional, você precisa ter um compromisso consigo mesmo(a) antes de ter compromisso com a outra pessoa.
É por isso que eu escrevi um livro digital para ajudar as pessoas a superarem o término do relacionamento, pois muitos dizem que precisamos de amor-próprio e autoestima, mas não dizem como construir isso!
Neste sentido, eu escrevi o e-book “Como Desenvolver Amor-próprio”, no qual eu te ajudo a aprender a ser feliz sem depender de outra pessoa, a quebrar seu ciclo de sofrimento, aumentando a sua autoestima e construindo seu amor-próprio.
Eu entendo a dor que você está passando e, como Psicólogo e Neuropsicólogo, com mais de 14 mil atendimentos realizados, 69 mil seguidores no Instagram e mais de mil e-books vendidos, eu consigo te ajudar. Clique no link abaixo e eu vou te ajudar a sair dessa dor que você está sentindo.